O anfíbio Quadski pode ir da terra para a água em menos de cinco segundos, empurrado pelo motor BMW de quatro cilindros da K 1300 S de 175 cv de potência máxima
A cena parece ter saído de um filme de James
Bond. Em menos de cinco segundos o quadriciclo Quadski entra na água
recolhe as rodas e sai acelerando a quase 80 km/h como uma verdadeira
moto aquática. Mas, na verdade, o veículo, misto de quadriciclo e moto
aquática, é fruto do sonho de dois empreendedores visionários, Alan
Gibbs e Neil Jenkins. O Quadski é alardeado como o primeiro veículo
esportivo anfíbio de alta velocidade. Também pudera. O propulsor
escolhido para empurrar o Quadski é nada mais nada menos que o motor de
quatro cilindros em linha da família K 1300 da BMW.
Considerado um dos mais leves tetracilíndricos do mercado, o propulsor com refrigeração líquida, duplo comando de válvulas no cabeçote e alimentado por injeção eletrônica produz 175 cavalos de potência máxima. Porém foi amansado para equipar o Quadski e é capaz de levar o veículo anfíbio a 45 mph (cerca de 72 km/h) tanto na água como na terra. Foi feito um acordo de cinco anos para que a BMW fornecesse o motor e a transmissão da K 1300 para a Gibbs Sports Amphibians, fabricante do Quadski. Especificações
De acordo com a empresa norte-americana a criação do Quadski resultou em mais de 300 patentes e, portanto, não é explicado exatamente como funciona o sistema de retração das rodas e nem a transmissão. Basta apertar um botão para que, em menos de cinco segundos, as rodas se retraiam ao entrar na água ou se abram ao fazer a transição para a terra. De acordo com a companhia, o Quadski pesa cerca de 590 kg e tem pouco mais de 3 metros de comprimento, com a distância entre-eixos de 1524 mm. Com 1,5 metro de largura, suas dimensões são próximas de um quadriciclo convencional e foi projetado apenas para um ocupante.
Disponível nas cores amarela, azul, prata, preta e vermelha, o Quadski terá preço sugerido de US$ 40.000 (cerca de R$ 80.000) e, por enquanto, só vai estar à venda nos Estados Unidos. Lazer e profissional". O Quadski representa um investimento de mais de 200 milhões de dólares e milhões de horas de engenheiros trabalhando no desenvolvimento do veículo nos últimos 15 anos", revelou Alan Gibbs, fundador da empresa.
Segundo ele, o Quadski é uma categoria completamente nova de veículos esportivos com a tecnologia High Speed Amphibiam. "O Quadski foi projetado para famílias e indivíduos que curtam esportes de água, off-road, atividades outdoor, como pesca e caça", afirmou Neil Jenkins, presidente da Gibbs. O executivo ainda acrescentou que a empresa faz planos de criar versões profissionais do Quadski para bombeiros, salva-vidas e outras forças públicas.
Fonte: http://msnmotos.icarros.com.br/noticias/motos/metade-quadriciclo-metade-moto-aquatica/13760.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário