sábado, 11 de outubro de 2014

Primeiro teste para confirmar se imigrante tem ebola dá negativo

Um novo teste deverá ser realizado no domingo. Souleymane Bah veio da Guiné, um dos focos da doença na África

Na foto, o Ministério da Saúde promove simulação de resposta a um possível caso de ebola. No Brasil, os dois hospitais de referência são o Evandro Chagas, no Rio de Janeiro, e o Emílio Ribas,em São Paulo (Foto: Agência Brasil)Fonte: REDAÇÃO ÉPOCA 
11/10/2014 11h08  
 
Kindle
Share

O primeiro teste realizado para verificar se Souleymane Bah tinha ou não ebola deu negativo, informa nota divulgada na manhã deste sábado (11) pelo Ministério da Saúde. Vindo da Guiné, um dos focos da doença na África, Bah, de 47 anos, chegou ao Brasil como refugiado. Na quinta-feira 09, procurou uma unidade de pronto atendimento em Cascavel, Paraná, por causa de uma febre que tivera no dia anterior. Levando em conta sua origem, os funcionários da UPA, obedecendo às recomendações do Ministério da Saúde, trataram o caso de Bah como o de um suspeito de ebola.

>> Hospital de referência para ebola no Rio tem dois leitos para casos da doença
O imigrante foi encaminhado para o Rio de Janeiro, onde amostras foram coletadas para o exame diagnóstico. O resultado, pronto na manhã deste sábado deu negativo para a doença. Novo teste será realizado dentro de 48 horas.

>> “Temos a situação sob controle” diz ministro da Saúde sobre suspeita de ebola

Segundo o Ministério da Saúde, Bah passa bem e não apresenta febre. Continua em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. Nova amostra de sangue será coletada no domingo e enviada para Belém do Pará, onde o exame de ebola é realizado. Se o resultado for novamente negativo, Bah poderá sair do isolamento.

Na nota divulgada hoje, "o Ministério da Saúde esclarece que adotou todos os procedimentos necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus. E adotou todos os procedimentos previstos no Regulamento Sanitário Internacional".

RC

Nenhum comentário:

Postar um comentário