quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Inscrição aberta para concurso da PF


A partir do dia 05/10 você já pode se inscrever no esperado concurso de agente da Polícia Federal.

Inscrio para concurso da PF abre hoje veja dicas da prova
Adicionar legenda

Iniciadas as inscrições para o esperado concurso de agente da Polícia Federal. A partir de agora, começa a maratona de estudos para quem se interessa pela carreira.

A seleção será feita em 5 etapas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico e exame psicológico. As provas são de caráter eliminatório e classificatório e estão marcadas para o dia 21 de dezembro. Os três exames (aptidão física, médico e psicológico) são de caráter eliminatório, segundo o edital.
A jornada é de 40 horas semanais e o salário é exatamente o mesmo do último concurso, 7.514,33 reais. A remuneração é considerada umas das melhores nessa área policial. Sem falar no status da carreira da área federal.
Dicas gerais de estudo
A disputa pelas vagas promete ser grande. A banca organizadora é o Cespe/UNB, uma das mais temidas pelos concurseiros. Na última seleção, foram 107.799 inscritos para 500 oportunidades - ou seja, mais de 215 candidatos por vaga.
Quem vai fazer esse concurso deve se preparar com antecedência, pois os concorrentes são numerosos e bem preparados. Como já é do conhecimento do candidato, são muitas disciplinas e é alto o nível de dificuldade das questões. Direito Penal, Processual Penal e Legislação Especial são disciplinas que mais merecem atenção.
Prova física
O candidato não pode negligenciar as exigências físicas da seleção. Muitos candidatos são aprovados nas provas objetivas e reprovados no exame de aptidão física.
A função da prova é avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências a que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e na hora de desempenhar as tarefas típicas da profissão.
É uma prova física bastante puxada, em que se cobram teste em barra fixa, impulsão horizontal, teste de natação e corrida de 12 minutos.
Redação
Também é decisivo se preparar para a redação da prova - um aspecto negligenciado por muitos candidatos. É necessário treinar constantemente até a véspera, pois a redação costuma reprovar muita gente. A prova discursiva (P2) valerá 13,00 pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, conforme o edital.
Economia
A disciplina de economia sofreu uma mudança brusca desde o último edital de 2012. Isso porque foram retirados conteúdos como políticas fiscais e monetárias e funções econômicas.
Na avaliação atual, o foco da disciplina é a microeconomia, que será cobrada com seus fundamentos, aplicações e subdivisões. O candidato deve priorizar questões como a teoria do consumidor, da firma e da produção e também pressupostos básicos microeconômicos como a hipótese coeteres paribus e o papel dos preços relativos.
Outra tendência, é a inclusão de gráficos como da determinação da curva da demanda e curvas de isocusto e de Engel.
Administração
O conteúdo programático de administração para a prova da polícia federal é o mesmo da avaliação anterior. Foi mantida a lógica de cobrar subáreas da disciplina, dentro do mesmo conteúdo. Nota-se que administração pública, administração de pessoas, administração financeira e orçamentária e ética do servidor público serão cobradas no certame.
Outra dica para quem vai estudar a disciplina é compreender que o conteúdo da disciplina é subdividido e generalista, ou seja, que o candidato não pode se restringir a um determinado conteúdo.
Processo Penal
O estudo da disciplina deve levar em consideração a banca elaboradora da prova, que será a Cespe/UnB. O candidato deve estar atento, principalmente, para as alterações legislativas recentes e para a jurisprudência dos tribunais superiores.
Os assuntos com maior incidência são inquérito policial, provas e prisões. Indicam-se obras didáticas com jurisprudência atualizada e questões comentadas.
Raciocínio lógico matemático
A prova de RLM não sofreu mudanças. Porém, que o candidato fique atento às questões de lógica proposicional, pois são certas em todas as provas da banca organizadora - principalmente com as negações e equivalências de proposições, argumentos lógicos e identificações de proposições simples ou compostas.
A prova do Cespe tem como característica o uso de textos longos, provocando certo temor no candidato. A melhor solução é transformar o texto em simbologias lógicas, facilitando, dessa forma, a visualização e o entendimento.
Informática
Sugere-se que o candidato estude as novidades e utilizações dos sistemas Windows 7 e 8. Nas últimas provas existe uma preferência ao Office 2010, mas é bom se adiantar e estudar o 2013, começando pelas novidades. Já o BrOffice (LibreOffice), para quem não sabe nada é bom estudar, principalmente os botões e suas funcionalidades.
Há muitas questões sobre Windows Explorer, principalmente sobre Bibliotecas e o armazenamento padrão da lixeira no Windows 7. Já em segurança, são bastante abordadas as funções do antivírus, antispyware e firewall. Alguns assuntos importantes também são rede de computadores, segurança da informação, nuvem, redes sociais e navegadores.
SERVIÇO
Concurso de agente da PF
Edital: disponível no Diário Oficial da União, na página 104.
Inscrições: de 6 de outubro a 26 de outubro
Como: pelo site do Cespe/UNB
Quanto: 150 reais
Fonte:  JusBrasil (O que é o Qual Concurso?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário