quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Resultado do processo eleitoral de consulta da UFOPA

Resultado do processo eleitoral de consulta da UFOPA
Foi encerrada por volta da 1h da manhã desta quarta-feira, 20 de novembro, a apuração dos votos de discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que participaram do primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor e do vice-reitor da instituição. A Mesa Apuradora, que iniciou os trabalhos por volta das 20h30 do dia 19, validou os votos em separado e averiguou possíveis duplicidades de votação. A última urna, instalada no Câmpus de Itaituba, chegou ao Câmpus Tapajós – local da apuração -, em Santarém, por volta das 21h30.
O resultado da apuração deu a vitória à Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência, que obteve 41,8% das intenções de voto, aplicando-se a fórmula prevista no Regimento Eleitoral. Com o mesmo cálculo, a Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA obteve 37,1% das intenções de votos.
Confira os números absolutos de votantes por categoria, incluindo os votos em separado, em Santarém e nos câmpus do interior (Alenquer, Almeirim, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná):
Chapa 1: Orgulho de Ser UFOPA
Docentes: 97
Técnicos: 177
Discentes: 1400
Chapa 2: Gestão Participativa com Excelência
Docentes: 132
Técnicos: 112
Discentes: 2800
Votos Brancos e Nulos: 33
O resultado foi anunciado pelo estudante Eduardo Wanghon, presidente em exercício da Comissão Eleitoral de Consulta. “Gostaria de parabenizar a atuação de todos nesse processo. Nós tivemos um momento histórico, que foi a primeira consulta eleitoral, e espero que esse processo democrático crie frutos na nossa universidade. Foi uma lição, que nós devemos tomar como grande aprendizado, para que saibamos dialogar entre as categorias e construir uma universidade democrática, que é o que todos queremos”, declarou.
A presidente da Comissão, Profa. Dra. Tânia Brasileiro, explica que, após o fechamento das atas, o resultado será encaminhado ao Conselho Universitário (CONSUN), que se reunirá, em caráter extraordinário, na próxima segunda-feira (25/11) para homologação do resultado e elaboração da lista tríplice. “Acompanhando o que determina o Regulamento, o nome do candidato mais votado deverá ser encaminhado pelo CONSUN para o Ministério da Educação (MEC)”.
Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário