O tempo urge…
Precisamos restaurar, salvar, antes que seja tarde, o majestoso “Solar do Barão de Santarém”, que dista da metade do século XIX e está há anos fechado, sem utilidade, sujeito a inexorável ação do tempo, que não perdoa o descaso. Afinal, a memória de um povo constitui direito fundamental, dever de todos, destacadamente do Estado. Não podemos perder, como vem comumente ocorrendo, mais um monumento histórico, a exemplo do que aconteceu com o antigo “Castelo” e a formosa “Igreja de São Sebastião”, dentre outros, @migos!
👇🏻O “Solar do Barão” na visão do site Brazil Imperial:
“O histórico casarão no Município de Santarém,. Estado do Pará, foi construído entre os anos de 1850 e 1860 a mando do Coronel Miguel Antônio Pinto Guimarães (188-1882), agraciado com o título de Barão de Santarém pela Princesa Regente Isabel em 1871.
Homem de vida publica, foi comerciante, chegando a exercer diversos cargos em Santarém, sua cidade natal e na Província do Grão Pará, onde chegou a assumir a presidência por diversas vezes. Além de barão, foi também oficial, comendador e dignatário da Ordem da Rosa.
Proprietário de Jornal Baixo-Amazonas, impresso em Santarém. Fazendeiro com casa-grande, engenho e senzala em sua fazenda Taperinha, onde tinha muitos escravizados. A casa-grande continua preservada até os dias de hoje representando a casa mais antiga da Amazônia. Durante a Cabanagem ganhou espaço como liderança no combate das forças rebeldes que invadiram a cidade; atuou junto às forças legalistas no comando de estratégias para os combates ocorridos no reduto cabano de Ecuipiranga.
A Cabanagem serviu de projeção para que pudesse se destacar na região. Adquiriu diversas propriedades no Baixo Amazonas sendo também o maior detentor de escravos na cidade de Santarém. Miguel Antônio Pinto Guimarães em 1867 ajudou a patrocinar a instalação de uns 300 norte-americanos sulistas da Guerra de secessão a se instalarem no município de Santarém e na margem direita do rio Tapajós, no Baixo-Amazonas.”
https://m.facebook.com/BrazilImperiu/posts/o-solar-do-bar%C3%A3o-de-santar%C3%A9m-no-par%C3%A1o-hist%C3%B3rico-casar%C3%A3o-no-munic%C3%ADpio-de-santar%C3%A9m/2826502824346583/
Fonte: Site Brazil Imperial.