terça-feira, 24 de setembro de 2013

MEC reconhece cursos de Direito e Agronomia da UFOPA


O Ministério da Educação (MEC) acaba de reconhecer dois cursos de bacharelado da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA): Direito, que recebeu o Conceito 4, e Agronomia, que recebeu o Conceito 3. Os conceitos variam de 1 a 5. Os avaliadores do MEC realizaram visita às instalações do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), que abrigam os cursos em questão da Universidade, no período de 15 a 18 de setembro.
Para o reconhecimento, são levadas em consideração 3 dimensões: Organização didático-pedagógica, que avalia o Plano de Desenvolvimento Institucional e o projeto pedagógico do curso, entre outros critérios; Corpo docente e tutorial; e Infraestrutura.
Direito
O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFOPA, Prof. José Aquino, esclarece que, embora seja remanescente da Universidade Federal do Pará (UFPA), o curso de Direito foi avaliado com o projeto pedagógico da UFOPA, que inclui a Formação Interdisciplinar 1 e a Formação Interdisciplinar 2. Ele destaca a avaliação positiva no relatório do MEC quanto à participação do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) na estrutura do curso de Direito. O relatório destaca a “flexibilidade da grade curricular e mobilidade docente e discente entre programas” e, ainda, que “atende de modo muito bom os aspectos sociais e de regionalidade”.
Quanto à dimensão Infraestrutura, o documento relata que, embora o curso esteja instalado em prédio alugado pela UFOPA, enquanto estão sendo construídas novas instalações em outro campus, “a IES está dinamizando suas atividades e investindo fortemente na sua infraestrutura. No local onde funciona o curso de Direito, as instalações são funcionais e adequadas às necessidades do curso”. O pró-reitor destaca que está programada a ampliação da biblioteca do curso, que deverá ter espaços para consulta individual e em grupo, e também a implementação de uma sala de convivência para os professores do ICS.
Agronomia
Uma das dimensões mais bem avaliadas do curso de Agronomia foi a organização didático-pedagógica. O relatório afirma que os conteúdos curriculares do projeto pedagógico do curso, “de maneira excelente, possibilitam o desenvolvimento do perfil profissional do egresso, onde as atividades pedagógicas apresentam uma coerência muito boa com a metodologia implantada”. Quanto ao quadro de professores, o documento descreve que “o corpo docente apresenta satisfatória titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu”.
“Nós consideramos muito satisfatória a avaliação do curso, tendo em vista que ela só deveria acontecer no 1º semestre de 2014, já que o Bacharelado Interdisciplinar (BI) deveria ser avaliado primeiro. Temos críticas em relação à nossa infraestrutura, mas o conceito 3 já garante a expedição dos diplomas, antes mesmo de os estudantes entrarem, efetivamente, no curso. Os alunos ainda estão no BI, mas já estão com o curso respaldado legalmente”, diz o pró-reitor.
Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário