quarta-feira, 25 de setembro de 2013

6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável tem início domingo, 29

Santarém receberá, de 29 de setembro a 3 de outubro de 2013 o 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável. Pela primeira vez um município da região Amazônica sediará o evento internacional, que ocorre a cada dois anos, alternadamente, nos dois países. As edições anteriores foram realizadas em Tübingen (2003), Santa Maria e Santa Cruz do Sul – RS (2005), Freiburg (2007), Curitiba – PR (2009) e Stuttgart (2011).


Realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pelas universidades alemãs de Stuttgart e de Eberhard Karls de Tübingen e pela Baden-Württembergisches International, o Simpósio reunirá cientistas, professores, profissionais e estudantes do Brasil e da Alemanha. O encontro busca debater e avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e o desenvolvimento nas áreas de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sob os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha.
“O simpósio trata dos problemas da biodiversidade e da sustentabilidade do meio ambiente, vendo a experiência da Alemanha, onde esses aspectos são levados muito a sério, e os problemas pelos quais eles já passaram e que nós estamos enfrentando agora”, resume o coordenador do evento na UFOPA, Prof. Dr. William Vale. Recursos minerais, clima e energia renovável, água e políticas ambientais e projetos binacionais serão alguns dos temas abordados durante a programação do evento, que ocorrerá na UFOPA.
Abertura
A noite de abertura será realizada no domingo, 29/9, no Hotel Barrudada Tropical. A solenidade terá início às 19h, com a presença da diretora do Ministério para Ciência, Pesquisa e Arte da Alemanha, Dra. Simone Schwanitz, do reitor da UFOPA, Dr. José Seixas Lourenço, do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Dr. Jorge Almeida Guimarães, e do representante da Embaixada da República Federal da Alemanha em Brasília, Dirk Schüller. Após a solenidade, haverá apresentação do músico paraense Sebastião Tapajós.
Entre os apoiadores do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável estão: Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério para Ciência, Pesquisa e Arte da Alemanha.
Para realizar inscrição ou obter mais informações, acesse: www.ufopa.edu.br/sba-2013.
Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário