segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Canal Futura (TV) exibe série especial sobre a educação na amazônia


Os desafios, as metodologias e as boas práticas pedagógicas de projetos educacionais implementados na Amazônia ganham destaque na tela do Futura. A partir desta segunda-feira (09), às 14h35, o Sala de Notícias exibe a Série Especial Educação na Amazônia, que busca difundir iniciativas voltadas para povos indígenas, ribeirinhos, extrativistas e urbanos, mostrando ao público a diversidade da região.



Com oito episódios documentais de 15 minutos cada, dirigidos por Jorge Mansur, a série é fruto de uma parceria entre o Futura e a Fundação Carlos Chagas. Os documentários serão exibidos de segunda a quinta-feira, às 14h35, entre os dias 9 e 19 de setembro.
O primeiro episódio da série, Desafios da Floresta, traça um panorama do sistema educacional e seus desdobramentos para os povos amazônicos. A partir de depoimentos de professores, educadores e outros personagens que vivem o dia a dia nas escolas, o programa trata, por exemplo, da dificuldade de se levar aos municípios mais distantes o material necessário para a construção de salas de aula.
Ao longo da semana, o Sala de Notícias apresenta Caminho das águas (10/9), O Campo (11/9), O saber indígena (12/9), Formação dos professores (16/9), Currículo tradicional e saber local (17/9),Impacto dos grandes projetos (18/9) e Tecnologia (19/9). Os programas trazem à tona as peculiaridades do contexto geográfico e da realidade socioeconômica das comunidades locais no estado do Pará.
Segundo dados do Ministério da Educação, a qualidade da educação na Amazônia está abaixo da média nacional, com nota 3,3 nas primeiras séries do Ensino Fundamental — a média nacional é 3,8. Com a difusão do programa Sala de Notícias: Série Especial Educação na Amazônia, o Canal Futura vem ressaltar que o desafio da implementação da educação na região é uma questão que deve ser incorporada à pauta de discussões nacionais, e não apenas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário