quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Curso de Medicina na UFOPA

O Ministro da Educação Aluízio Mercadante e o Secretário de Ensino Superior Paulo Speller, participaram da reunião da associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizada em Belém nos dias 01 e 02 de Agosto de 2013. Na oportunidade a Andifes divulgou “Nota de Apoio” ao programa “Mais Médicos”, que tem como um dos componentes a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior (IFES) instituída pelo Ministério a Educação (MEC). Esse programa tem o mérito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para atender toda a população, principalmente as parcelas mais excluídas.
 
Em reunião, no dia 09/08, na Secretaria de Regulação e Supervisão de Ensino Superior do Ministério da Educação (SERES), com o Secretário Jorge Messias, para tratar da regulação dos cursos da UFOPA o Reitor José Seixas Lourenço recebeu todo o apoio do Secretário para a implantação do curso de Medicina.

Com base na decisão do Andifes, na conversa do Ministro com os reitores, no apoio do Secretário da SESU e do Secretário da SERES o Reitor José Seixas Lourenço iniciou as discussões para a criação e implantação do Instituto de Saúde Coletiva na UFOPA que inicialmente deverá ofertar os Cursos de Medicina e de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

O projeto pedagógico do curso será organizado em ciclos, focará a Atenção Primária à Saúde e terá como componente central o atendimento ao Sistema único de Saúde (SUS). Todo o processo de implantação será acompanhado pela SERES tendo como referência a Portaria nº 2 de 01 de fevereiro de 2013.

O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, primeiro ciclo da formação, tem um papel importante em adequar o profissional da saúde a um novo modo do processo de trabalho em saúde, que enfatiza a promoção da saúde, a prevenção de riscos e agravos, a reorientação da assistência a doentes e a melhoria da qualidade de vida da população.

Fonte: Gabinete da Reitoria da UFOPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário