sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Após pleito da OAB, TRFs começam a pagar RPVs atrasadas de 2013


Após pleito da OAB, TRFs começam a pagar RPVs atrasadas de 2013


Brasília – Começaram a ser pagas nesta semana as Requisições de Pequeno Valor (RPVs) de 2013 que se encontravam atrasadas. Os valores dos precatórios devidos pela União foram liberados após o Conselho Federal da OAB encaminhar ofício ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão exigindo a abertura de crédito suplementar para tal fim.
Fonte: OAB/Conselho Federal.

Nota do Blog: na imagem contempla-se o edifício-sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. Marca indelével, em vidro espelhado, do arquiteto maior Oscar Niemeyer. Tive a honra de participar, como Conselheiro Federal, no triênio de 2001 a 2004, desta laboriosa Corporação de Direito Público.  

Oscar Niemeyer projetou prédio do Conselho Federal
Dentre as grandes obras do legado deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer está a sede do Conselho Federal da OAB em Brasília, inaugurada no dia 12 de dezembro de 2000. O desenho foi feito a pedido do então presidente da Ordem Reginaldo Oscar de Castro e doado pelo arquiteto, como um presente para a advocacia.

“Simples, leve e pura, como deve ser a arquitetura”. Com essas palavras, o arquiteto Oscar Niemeyer definiu o projeto da sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao doá-lo para a construção do edifício na capital federal. O edifício possui uma das fachadas em vidro espelhado mais belos de Brasília e faz parte do acervo das obras mais admiradas de Niemeyer. Possui 6.500 metros quadrados, além de três pisos subsolos de garagens. São dez andares onde hoje funcionam auditório, salas do Pleno e das Câmaras. Além disso, croqui e esboços manuscritos de Niemeyer podem ser vistos no museu da OAB.

O pedido para o projeto foi feito durante a visita de Reginaldo Oscar de Castro ao apartamento-studio do arquiteto, localizado na Avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio. “Queríamos muito que o desenho da nova sede da OAB seguisse o exemplo deixado por todas as obras de Niemeyer construídas na capital da República”, relembra Reginaldo.

Dois dias após o pedido, o projeto foi entregue com o desenho artístico e arquitetônico da fachada do prédio. Outro presente deixado pelo arquiteto à advocacia foi a estrutura que fica à frente da sede, também doado por Niemeyer. O edifício da sede da OAB fica localizado no Setor de Autarquias Sul de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário