domingo, 2 de fevereiro de 2014

O Rio Tapajós agoniza


Rio azul, belo e soberano
hoje, agoniza a mercê de teus inimigos,
de certo que tens também poderosos filhos,
Homens fortes e alguns dotados de tal conhecimento,
são juízes, promotores, advogados, desembargadores
Homens que carregam sobre os ombros a toga
e tem o poder de julgar e condenar,
Homens que tu rio azul, carinhosamente
ensinou a nadar e que até hoje ainda se espojam
em tuas praias nos dias quentes de sol,
que bebem da tua água e comem do teu peixe,
como se fosse esta a última vez.

E você, consegue ouvir a voz do vento?
o que vale mais, o ouro ou a dourada?
teus filhos ilustres, julgarão agora tua causa?
ou terão de aceitar que a mesma balança
simbolo de justiça, também pesa o ouro,
que em lama te afoga.
Ouro este de valor psicológico que brilha e seduz,
mas não vale mais que um copo d'água.

E você consegue ouvir a voz do vento?
rio azul de certo te vingarás e viras impiedosamente,
não sobre teus inimigos que te violaram,
mas ironicamente sobre aqueles que mais te amam
que terão de beber da tua lama
e comer do teu peixe com veneno; Chegará então
um tempo, em que uníssonos diremos:
Quão idiota fomos.


Fonte: https://www.facebook.com/valmir.pacheco.3551

MEU RIO
Quando penso em ti, meu rio
Rio do azul mais verdejante
Sinto o cheiro do banzeiro 
E um prazer já costumeiro
Que renasce a cada instante

Me embalando numa rede
Tecida de fios de sonhos
Me vem um lundu do Isoca
E a saudade pororoca
Vai me deixando tristonho

Ah, meu rio de poemas
Como eu queria voltar
passear em minha Aldeia
Prosear com a lua cheia
Lá na praia do Juá

Na varanda aqui do Negro
Às vezes derramo lágrimas
pedindo ao vento que afague
Minha alma com o milagre
de morrer em tuas águas.

Quando penso em ti, meu rio
Do olho d’água até a foz
Deságuo toda a tristeza
Diante de tua beleza
Meu lindo rio Tapajós

ROBERTO LIMA
Cantor e compositor tapajônico


http://joseronaldodiascampos.blogspot.com.br/2014/01/o-mais-belo-no-coracao-da-amazonia-uma.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário