sábado, 8 de fevereiro de 2014

Carência da saúde pública em Santarém causa revolta

Por José Ronaldo Dias Campos.

O Pronto Socorro Municipal de Santarém, para onde migram os doentes das cidades vizinhas, precisa de urgente adequação para atender, com dignidade, a grande massa humana carente que se apresenta diuturnamente com problemas de saúde. A demanda é intensa!

Ao deixar um amigo em estado grave naquela casa de saúde, constatei que os pobres doentes, quando têm sorte, acomodam-se  em macas pelos corredores daquele nosocômio, ou ficam improvisados em cadeiras por dias ou semanas até receberem alta médica, isso quando não saem inertes pela porta dos fundos!

Ainda assim, não debito a responsabilidade pelo descaso apontado, que causa revolta aos mais insensíveis dos homens, aos dirigentes, médicos, enfermeiros ou servidores do hospital, pois agem nos limites das possibilidades. A culpa é do poder público, do Sistema Único de Saúde (SUS) que não fornece condições estruturais adequadas à prestação desse serviço essencial que constitui direito fundamental do cidadão.

Destarte, sem maiores delongas, para minimizar a decantada deficiência do Estado, sugiro a imediata construção de pavilhão que comporte dezenas ou até centenas de leitos apropriados a acomodar os doentes que estão perambulando pelos corredores do pronto socorro a mercê de sua própria sorte.   

Revoltante, amigo leitor!   

  • Gracilene Amorim Na verdade o SUS disponibiliza recursos de grande monta aos municípios, porém, não há uma administração competente desses recursos. E essa má gestão é uma questão recorrente e que se renova a cada administração que passa. Aliado a essa doença que parece não ter cura, o caos aumenta com a esperteza dos prefeitos de outros municípios que mandam os seus doentes pra Santarém com plenas condições de cuidar deles, pois recebem dinheiro do SUS para isso. O HMS de Santarém passa por uma situação tão crítica que não tem nem material de limpeza pra fazer a higiene minima, a imundície ali é algo que já se tornou comum, enfim, espera-se que medidas sejam tomadas pra amenizar um pouco esse quadro...
  • Jose Osmando Figueiredo Mas isso não é verdade, na campanha o "Bom" ia resolver de uma lapada só o problema da saúde. Bem mas, é o professor Zé Ronaldo que falou . Acho, que o Bom se ocupou de outras coisas. Dizem , Zé, que esta até pior. O engraçado é que não vejo as prisões de enfermeiras e o MP em cima do lance. Mudou a saúde ou mudaram as pessoas?
  • Ubirajara Bentes De Souza Filho Falou a verdade Gracilene Amorim, falas também em meu nome!
  • Ítalo Melo de Farias O nosso Prof. José Ronaldo Campos tem toda a razão e acrescento que constatamos essa situação em visita realizada pela OAB no mês passado. Naquela ocasião o Presidente Ubirajara Bentes e eu fomos acionados por funcionários do próprio hospital que clamavam por ajuda no sentido de buscar melhorias em suas condições de trabalho e chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para as grave situação em que os atendimentos estão sendo realizados. Também no mês passado a OAB, através de seus representantes, foi recebida pelo Prefeito Municipal e se declarou ciente dos problemas que o hospital enfrenta e responsabilizou a falta de investimentos dos municípios vizinhos em seus setores de urgência e emergência pela sobrecarga do sistema em Santarém, apesar do fato de que esses municípios recebem repasses federais para esse fim. A demanda que o Município recebe de outras cidades, na opinião do Prefeito, é a principal responsável pela superlotação, precariedade no atendimento e outros problemas que o hospital enfrenta. Apesar disso, ouvimos um compromisso de mais investimentos e de melhoria do serviço. Acredito que, como sugere o nosso mestre, devemos continuar atentos e fiscalizar a qualidade com que esse serviço está a ser prestado, em razão da essencialidade e de sua repercussão para a dignidade e qualidade de vida da nossa população
  • Alberta Riker Infelizmente o SUS é um sistema falido e cheeeio de meandros sinistros e palco de medidas puramente eleitoreiras (Mais Médicos) ; infelizmente tal calamitosa realidade da saúde pública do Brasil ficou bem clara na ultima pesquisa no ranking internacional , no qual 48 países foram analisados e o Brasil ficou em ultimo ! Santarém sofre o reflexo dessa desastrosa administração nacional e para piorar , como somos cidade pólo do Baixo Amazonas , tudo quanto é doente ao invés de se tratar na sua cidade vem para Santarém pq na sua cidade não tem condição nenhuma !!
  • Joseleomar Leomarmaya Concordo com você em tudo o sistema de saúde no brasil é precário não tem respeito e nem dignidade com o ser humano deixa muito a desejar
  • Gracilene Amorim Recursos do governo federal têm e muito. Má administração em nível municipal também!!! E a cegueira da conveniência só é boa para alguns...
  • Alberta Riker ... a realidade no Brasil inteiro quanto ao SUS é latente e desastrosa ! Os fatos falam por si !
  • Nelson Vinencci Zé o Alexandre Von mentiu para o povo de Santarém - prometeu que iria resolver o problema da saúde no município, ele simplesmente piorou o que já era ruim - agora com um ano no governo, está claro que ele não tem competência para tal façanha.
  • Delson Oliveira E Sousa E o pessoal do PT, será que falou a verdade???? O Alexandre Von pelo menos está apenas um ano, mas a diferença já grande e, a administração anterior que passou 08 anos e nada fez e ainda deixou essa herança maldita para esta gestão….vamos falar com critério, falar por falar, sem fundamento é no mínimo leviandade...
  • Nelson Vinencci Delson a gestão petista era bem melhor do que está hoje - isso é fato - o Von não conseguiu nem manter o que o PT deixou - outra coisa, foi o Von que prometeu resolver o problema da saúde e não o PT, ta mano.
  • Antenor Pereira Giovannini menestrel não gosto de ficar nessa de que um foi bom o outro ruim ... morei 12 anos nessa terra ... esse tal de HM sempre foi uma merda e muito grande ... passei sufoco com a necessidade de atender de forma emergencial ex-funcionários ou que passaram al no trabalho, ou que se acidentaram e que foram atendidos por imposição e por pura pressão ... não foi nem uma e nem duas vezes ... um ex-auxiliar que sofreu um acidente de moto de madrugada me fez entrar na emergência e imaginei estar no inferno tamanho descaso com centenas de pessoas que ali estavam .. tive que chamar um médico amigo para atender o acidentado porque não tinha nenhum médico ... e para finalizar assisti nesse mesma emergência meu sogro morrer deixando a dúvida que se ele tivesse tido uma melhor assistência ele não poderia durar mais um pouco .. e tudo isso já fazem 4 anos ... portanto ontem era uma merda e hoje também deve estar a mesma ou pior merda exatamente pelo exposto pelo Dr José Ronaldo
  • Ray Monteiro Esse assunto já foi tantas vezes cobrado,discutido,brigado,implorado e até hoje continua do mesmo jeito ou pior, só Deus mesmo.
    há 6 horas · Curtir · 1

Um comentário:

  1. Realmente, é o grande temor de todos: precisar do atendimento público de saúde....
    Estaremos vivos para presenciar quando teremos um atendimento humano em Santarém??? dificil dizer..........

    ResponderExcluir