Entre os meses de março e outubro pedimos aos leitores, colaboradores, seguidores do Twitter e Facebook que apontassem quais são as 15 melhores músicas brasileiras de todos os tempos.
Cento e noventa e quatro músicas foram citadas. Destas, 33 obtiveram mais de 30 votos. São elas: “Águas de Março” e “Como Nossos Pais”, Tom Jobim/Elis Regina; “Alegria, Alegria”, “Felicidade” e “Sampa”, Caetano Veloso; “Aquarela do Brasil”, Francisco Alves; “Asa Branca”, Luiz Gonzaga; “Carinhoso”, Marisa Monte e Paulinho da Viola; “Chega de Saudade” e “Desafinado”, João Gilberto; “Como Uma Onda”, Lulu Santos; “Construção” e “Apesar de Você”, Chico Buarque; “Detalhes”, Roberto Carlos; “Eu Sei Que Vou Te Amar”, Vinícius de Moraes; “Garota de Ipanema”, Pery Ribeiro; “Ideologia”, Cazuza; “Insensatez”, Tom Jobim; “Inútil”, Ultraje a Rigor; “Me Chama”, Lobão; “O Mundo é um Moinho”, Cartola; “Ouro de Tolo” e “Metamorfose Ambulante”, Raul Seixas; “Panis et Circenses”, Os Mutantes; “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores”, Geraldo Vandré; Primavera, Tim Maia; “Rosa de Hiroshima”, Secos & Molhados; “Sá Marina”, Wilson Simonal; “Travessia”, Milton Nascimento; “Trem das Onze”, Demônios da Garoa; “Vapor Barato”, Gal Costa.
Vale ressaltar que as músicas estão listadas pelos nomes dos intérpretes e não dos compositores.
A partir da primeira seleção, foi elaborada uma nova lista com as 15 canções que obtiveram mais citações. Com o objetivo de dar maior amplitude à pesquisa foi adotado como critério a inclusão de apenas uma música por intérprete, já que alguns nomes, baseados na enquete, emplacariam mais de uma canção entre as 15 selecionadas.
Discutível como qualquer lista de melhores, esta também não pretende ser abrangente e reflete apenas a opinião dos participantes da enquete.
1 — Eu Sei Que Vou te Amar — Maria Creuza e Vinícius de Moraes
2 — Águas de Março — Elis Regina e Tom Jobim
3 — Chega de Saudade — João Gilberto
4 — Metamorfose Ambulante — Raul Seixas
5 — Felicidade — Caetano Veloso
6 — Rosa de Hiroshima — Secos & Molhados
7 — Garota de Ipanema — Pery Ribeiro
8 — Panis et Circenses — Os Mutantes
9 — Construção — Chico Buarque
10 — O Mundo é um Moinho — Cartola
11 — Primavera — Tim Maia
12 — Vapor Barato — Gal Costa
13 — Carinhoso — Marisa Monte e Paulinho da Viola
14 — Asa Branca — Luiz Gonzaga
15 — Ideologia — Cazuza
Fonte: http://www.revistabula.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário