quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Artefatos líticos à flor da terra na margem do rio Tapajós

Foto de Pedro Pedro.
À FLOR DA TERRA - Na véspera, nós tínhamos descido remando o trecho entre as corredeiras de São Luiz do Tapajós e a cidade fundada por Joaquim Caetano Correia.

Dias antes, quando visitamos o museu da cidade a professora que o dirige havia atiçado nossa curiosidade ao falar sobre a antiga comunidade de Uxituba, dezoito quilômetros rio abaixo. Deixamos os caiaques na casa de um amigo e fomos lá numa voadeira. 

Caminhando por uma trilha encontramos com facilidade artefatos à flor da terra informando sobre a presença de um povo indígena. Tantos são os vestígios, supostamente dos Tapajós, bem como dos colonizadores, que foi organizado um pequeno museu na comunidade.

Trata-se de um sítio arqueológico ainda não estudado, situado na margem direita do rio, agora atrativo na rota de canoístas que por ali descem. 

Alguém precisa fazer alguma coisa. A professora já fez a parte dela evitando o descaminho dos artefatos líticos e fragmentos cerâmicos ao criar o museu da comunidade, ao mesmo tempo que comunicou o fato à superintendência do IPHAM, em Brasília.

Fonte: Pedro Pedro
Foto de Pedro Pedro.Foto de Pedro Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário