quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Santarém: "Capital da Tapajônia"

Trecho da obra histórica “Viagem ao Tapajós”, do francês Hanri Coudreau, no final do século XIX (1895), sobre Santarém.

“Pela manhã, estamos em Santarém, onde o Juiz de Direito, Sr. Turiano Meira, que veio me encontrar a bordo, entrega-me as cartas oficiais e oficiosas referentes ao Tapajós. Aqui embarca, com destino a Uricurituba, o Coronel Torquato José da Silva Franco, importante comerciante do Tapajós, e com destino a Itaituba, o Sr. Joaquim Lopes Bastos, negociante de Santarém, proprietário da lancha a vapor Cidade de Santarém.

Santarém, a despeito da excelência de sua posição geográfica e da qualidade de seu clima, pareceu-me estar bem longe de chegar aos 10000 habitantes que lhe atribuem, generosamente, algumas estatísticas. Tenho ouvido na região, com bastante freqüência, estimar-se em no máximo 3000 habitantes, a população da “capital da Tapajônia”, e tal avaliação não me parece afastar-se sensivelmente da verdade.” 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário