terça-feira, 15 de outubro de 2013

Esgoto doméstico polui praia em frente a orla de Alter do Chão

A frente da orla e o esgoto doméstico
Ícone do turismo paraense e reconhecida internacionalmente como uma das melhores praias de água doce do mundo, a Vila Balneária de Alter do Chão, a 40 minutos de Santarém, acumula um histórico de dezenas de anos de descaso com o meio ambiente e a saúde pública.

Sem coleta e tratamento de água e esgotos domésticos, o balneário nunca recebeu da prefeitura uma ação efetiva com relação ao saneamento básico nas últimas décadas. No acesso para a faixa da "Praia do Amor", onde se pega as famosas bajaras para atravessar o canal, a areia e o canal do rio Tapajós recebem esgoto direto de ligações clandestinas à rede pluvial ou pelo sistema de fossas que se mistura com o lençol freático, além do lixo sólido acumulado ao longo dos anos no seu leito. 

Por conta disso, surge um outro problema, a poluição das areias destes locais, que antes era branquinha e agora está ficando amarelada, com aspecto de lodo, lama e esgoto.

As fotos, por si só, mostram como está ficando a orla de Alter do Chão. Cheia de esgoto a céu aberto que se transforma numa péssima imagem e revela como está sendo tratada, uma das praias de água doce mais bonita do mundo.

        O contraste das areias entre as duas praias

Esgoto doméstico
As águas que compõem o esgoto doméstico compreendem ás águas utilizadas para higiene pessoal, lavagem de alimentos e utensílios, além da água utilizada em vasos sanitários.

Os esgotos domésticos são constituídos primeiramente por matéria orgânica biodegradável, microrganismos (bactérias, vírus, etc.), nutrientes (nitrogênio e fósforo), óleos e graxas, detergentes e metais. Esse é um exemplo típico de poluição por esgoto doméstico é a deterioração da qualidade das águas e da areia. 
 


Um comentário:

  1. Santarém não é nada sem Alter do Chão, pelo menos na minhã opinião. Conheço pessoas que do aeroporto seguem direto para Alter. O regionalismo deve ser levado a sério tem que ser a bandeira deste lugar!

    Os responsáveis devem tomar providencias agora, pois o lugar está em constante degradação, principalmente na parte sitada no Blog.

    Empresários que só visam o lucro devem ser rejeitados por sua própria clientela, como? Simples com um programa de conscientização. Vou até lança uma ideia aqui,quem sabe o povo não começa a ter orgulho de ser ''Mocorongo''. Um programa simples e inteligente, o nome poderia ser CARTA VERDE onde hotéis,bares e restaurantes seriam obrigados a aderir, caso contrario não pagaria multa e etc e sim perderia seus clientes, pois Carta Verde seria vinculado a uma campanha de Marketing onde todos fiquem sabendo. Agencias de Turismo, Taxistas e etc estariam orientando os clientes sobre o programa, assim tal estabelecimento que não cumpri-se as regras como de jogar esgoto no rio, não receberia o certificado de empresa ecologicamente correta. Já as empresas corretas receberiam uma bandeira mais sinalização na entrada como na cor verde para mostrar sua conscientização, gerando e claro publicidade positiva tanto para elas como para Santarém,Alter e população.

    Curta no Facebook> Caribe da Amazônia - Alter do Chão

    ResponderExcluir