domingo, 14 de abril de 2013

Ai de quem morar na favela Minha Casa, Minha Miséria!

  Padre Edilberto Sena* 

O fato de o Brasil ter uma imensa dívida habitacional com seu povo, não justifica construir imensas favelas impraticáveis e arriscadas como o Programa Minha Casa, Minha Vida. No caso específico do programa em Santarém, o programa poderá ser Minha Casa, Minha Miséria.

E se for verdade o que andam dizendo por aí, que as casas são construídas sem segurança técnica, poderá ser Minha Casa, Minha Morte. Como é possível um governo que investe bilhões de reais em construções de hidrelétricas e estádios de futebol, investir apenas algum pouco recurso para construir em série de casinhas, que mais parecem galinheiros ou casas de cachorro para as famílias habitarem? As duas mil e tantas casinhas em Santarém mais parecem um campo de concentração.

É confirmar o desprezo dos que governam o Estado e o país, permitir a construção de duas ou três mil casas amontoadas uma ao lado da outra, com tamanho de 5 por 8 metros, sem alicerce! Chamar aquilo de Minha Casa é ignorância e falta de respeito pelos pobres necessitados de moradia. Como é que constroem cada um dos cubículos de 5 por 8 metros de tamanho com dois quartos, cozinha e pátio, sem sala de estar, sem espaço para expansão? E uma ao lado da outra, com pequeno espaço de separação.

E o financiador e fiscal dessa humilhação humana é Caixa Econômica Federal, em nome do governo federal.

Correm boatos de que aquelas casas estão sendo construídas sem segurança, sem alicerce, num terreno baixo de terra arenosa. Por que o chefe da Caixa Econômica não manda um fiscal competente examinar? Se quando as famílias um dia ocuparem aqueles cubículos e um ou mais desabar com a chuva, a Caixa Econômica será responsabilizada pelos crimes.

A fila dos iludidos é grande, mas ninguém sabe quando será concluída e entregue a nova favela da cidade. Aquilo que poderia ser para a solução de um problema habitacional, tem tudo para ser maldição de quem aceitar o presente de grego. Mais um absurdo de humilhação dos pobres neste país tão rico. 

* Diretor da Rádio Rural de Santarém. 

Comentários:


Ana Charlene Negreiros SalveJuá Até onde eu entendi, o padre fala apenas em boatos. Com base em que ele alega que as casas não têm segurança? Penso eu que mesmo que não sejam palácios, casas de padrão elevado, é bem melhor que viver pagando aluguel ou morando em palafitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário