segunda-feira, 13 de julho de 2020

S.O.S - Rocha Negra em perigo

Rejeição injustificável

* Matéria antiga que republico em razão de nova ameaça à decantada Rocha Negra, com a sua bela queda d’água, para alertar às autoridades constituídas.

Como pode a UFPA, por seus dirigentes, sem ônus para a instituição, rejeitar uma das áreas verdes mais belas e caras ainda preservadas no seio da cidade, a cantada e decantada “Rocha Negra”, com 403.44 hectares e perímetro de 9.575 metros, formando um polígono irregular de nove lados, no bairro de Ipanema, km 7 da Rodovia Santarém–Cuiabá?!

O 8º BEC, há mais de 30 anos, recebeu grandes áreas urbanas, não edificou nada, e as mantêm até hoje, causando inveja a todos, inclusive ao município, que promoveu a doação e atualmente tenta recuperá-las para construção de equipamentos sociais.

Portanto, injustificável sob qualquer aspecto ou argumento a rejeição da doação, e o que é pior, sem a promoção do necessário debate com professores, alunos, poder público e a sociedade em geral a respeito do assunto.

Registre-se que o município desapropriou a “Rocha Negra” objetivando urgente ampliação das atividades de ensino e extensão do Campus Tapajós da UFPA, ainda na década de 90, como se extrai do Decreto nº. 221/93 – SEMAD.

Contudo, a “Rocha Negra” continua abandonada, desafiando a invasão, e a UFPA/STM apática, encolhida no seu minúsculo canto, brigando internamente por pequenos espaços físicos que já não existem, esperando que as mudanças aconteçam naturalmente, de cima para baixo.

* O que eu previ, há anos, pode estar acontecendo, cabendo às autoridades e interessados a averiguação "in loco", consoante delação a seguir colacionada:



"Ofício no 001/2019 Santarém, 13 de julho de 2020.
À Senhora Nelcilene Lopes

Coordenadora de Habitação e Desenvolvimento Urbano - CHDU/Semgof

Assunto: Fiscalização e informações sobre a área da Cachoeira Rocha Negra

Os blogs Diário do FB e Vou Turistando, coordenadores do projeto Caminhos da Floresta, vêm através deste solicitar da Prefeitura de Santarém informações a respeito da propriedade da queda d’água conhecida como “Cachoeira Rocha Negra” (Coordenadas Geográficas a partir de informações do Google Maps: 2o30'09.673"S 54o 45'25.877"W), localizada no bairro Cambuquira e, apresentar através de imagens, possíveis crimes ambientais e condições de risco ao lugar.
Atrativo turístico natural de Santarém, a cachoeira é destino regular de nossas atividades, bem como de esportistas em geral, que encontram nesse ambiente contato com a natureza e a possibilidade de banho no igarapé. Desde 2018, o projeto visita e recolhe lixo, encontrado com frequência. Inclusive uma dessas ações, registrada no portal G1 Santarém e Região: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/05/12/trilha-ecologica- recolhe-lixo-durante-visita-em-cachoeira-no-bairro-cambuquira-em- santarem.ghtml
Nas ultimas semanas, mesmo no período de pandemia, máquinas vem trabalhando na região, abrindo ramais onde antes eram trilhas; com possível desmatamento; cercas sendo fixadas e o caminho que antes apresentava certo grau de dificuldade foi aberto cerca de quatro metros, permitindo acesso fácil praticamente até a cachoeira (fotos). Com isso, sem saber a quem pertence à área de fato, registramos nossa indignação e preocupação com essa situação que põe em risco o meio ambiente e um dos únicos lugares ainda relativamente conservados da nossa cidade. O 8o BEC informou que a cachoeira não pertence à área de abrangência do patrimônio do
O Caminhos da Floresta tem como objetivo o incentivo ao turismo e a conservação ambiental, por isso acreditamos na importância de tomar iniciativas urgentes para proteger a Cachoeira Rocha Negra. E neste sentido, o projeto tem sido reconhecido como referência de iniciativa turística, recebendo Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Santarém e Moção de Louvor, do Congresso Nacional, através da Câmara de Deputados. Em 2018 e 2019 foi habilitado no Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo. E também foi destaque nacional no programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, em uma matéria especial realizada em Alter do Chão pela jornalista Ana Grazi Aguiar.
Esperamos contar com o apoio e ação efetiva da Prefeitura de Santarém.
Atenciosamente,

 Fábio Barbosa diariodofb.com
 Regis Balieiro vouturistando.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário