quarta-feira, 29 de julho de 2020

"Rocha Negra" pode virar Parque Ambiental Municipal

Terreno onde está situada a cachoeira Rocha Negra pode ser revertido ao patrimônio municipal e virar parque ambiental

Portal OESTADONET - 29/07/2020
Cachoeira Rocha Negra: em seu entorno há especulação imobiliária -
A área de 403,4 hectares, denominada Rocha Negra, no bairro Ipanema, em Santarém, poderá voltar ao patrimônio do município e nela ser implantado um Parque Municipal Urbano. Em 16 de julho de 1993 o terreno foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo prefeito Ruy Corrêa, destinado a construção das instalações do campus universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA), sucedida pela Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA). Mas o governo federal não arrecadou a propriedade  e nem providenciou a titulação do imóvel.


Segundo o reitor da UFOPA, professor Hugo Alex Diniz, apesar dos esforços, a titulação da área Rocha Negra, que dá nome a uma cachoeira localizada dentro de seus limites, não avançou. “ Criamos uma gestão de imóveis na UFOPA. Todos estão sendo regularizados. Infelizmente, já procuramos e não há registro de que essa doação para UFPA tenha sido concluída”.

Em visita ao advogado José Ronaldo Campos, que desde 2007 vem alertando sobre a falta de interesse do governo federal em regularizar e tomar posse da área da Rocha Negra – fato narrado em seu livro recentemente lançado ( Reflexões, mémorias e outros escritos ) – o prefeito Nélio Aguiar recebeu como sugestão transformar a área em um parque municipal urbano.


“Conversamos sobre a área onde está situada a Cachoeira da Rocha Negra, próxima ao Cambuquira. Informei que já solicitei ao-Procurador Geral do Município, Arilson Batista, para as devidas providências em torno dessa realização”, escreveu o prefeito em seu perfil nas redes sociais.

A área da Rocha Negra está situada nos limites da Àrea de Proteção Ambiental do Saubal, no sul de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário