domingo, 19 de outubro de 2025

Em breve: novo livro no prelo

No livro “Mosaico de Ideias”, o leitor terá em mãos muito mais que um conjunto de artigos, crônicas e reflexões — terá fragmentos de vida, traços de memória e recortes de uma consciência jurídica e social comprometida com a realidade vivenciada pelo subscritor.

O autor não escreve por vaidade nem por mero exercício intelectual. Escreve porque sente, porque vive, porque acredita no poder transformador da palavra. Em suas páginas, a memória dialoga com o Direito; a política se entrelaça com a poesia; a crítica social surge permeada de afeto e ironia. É esse mosaico de ideias, sentimentos e experiências que confere identidade singular à produção literária anunciada.

Cada texto consolidado é uma peça que, somada às demais, compõe um vitral colorido: de um lado, o pensamento jurídico; de outro, a saudade dos rios e das praias; mais adiante, a indignação diante das injustiças e a esperança em um futuro mais digno. O leitor encontrará, em cada linha, o mesmo espírito que moveu o autor na advocacia, no magistério e na vida pública: a busca incessante pelo interesse coletivo, pela pacificação social, pela felicidade.

Este livro não se lê apenas com os olhos: lê-se também com a memória, com a razão e com o coração. Ele convida a pensar e, ao mesmo tempo, a sentir. A recordar e a projetar. A criticar e a sonhar. É uma obra que nasce amazônida, mas se universaliza, porque fala das verdades humanas que nos unem.

Ao abrir suas páginas, o leitor será convidado a caminhar pelas veredas do Direito, a navegar nas águas do Tapajós e do Amazonas, a repousar sob a sombra da memória e a refletir, sem olvidar o passado, sobre o tempo presente. Ao final dessa jornada, perceberá que não esteve apenas diante de um livro, mas de uma vida traduzida em palavras.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Provável ministro do STF

Lula decide indicar Jorge Messias como novo ministro do STF

Presidente Lula ignorou alas do STF e do Senado e escolheu o advogado-geral da União, Jorge Messias, para vaga de Luís Roberto Barroso

https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/lula-decide-indicar-jorge-messias-como-novo-ministro-do-stf

terça-feira, 14 de outubro de 2025

13/10 - Dia Mundial do Escritor

 ESCRITORES COMO GUARDIÕES DA MEMÓRIA E DA LIBERDADE: ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE SANTARÉM CELEBRA O DIA MUNDIAL DO ESCRITOR.

*Por Ednaldo Rodrigues.

Celebrado em 13 de outubro, o Dia Mundial do Escritor homenageia aqueles que, com palavras, constroem pontes entre tempos, culturas e sentimentos. Mais do que produtores de textos, os escritores são guardiões da memória coletiva, defensores da liberdade de expressão e agentes de transformação social.

Em Santarém e na Amazônia, essa data ganha um sentido ainda mais profundo, pois o ato de escrever é também um gesto de resistência e afirmação cultural.

(...)

Na Amazônia, a herança de José Veríssimo, Inglês de Sousa, Thiago de Mello, Aníbal Bessa e Alfredo Ladislau segue viva, inspirando autores que continuam a escrever sobre os rios, as gentes e as vozes da floresta.

Santarém: território de poetas e memórias - Em Santarém, o Dia Mundial do Escritor é também um tributo aos poetas e escritores que mantêm acesa a chama da palavra amazônica. A Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) reúne nomes que simbolizam a riqueza literária da região.

Entre seus patronos, destacam-se: Antonieta Dolores Teixeira, Cléo Bernardo de Macambira Braga, Daniel Rebouças de Albuquerque, Felisbelo Jaguar Sussuarana, Gabriel Rodrigues dos Santos, Genesino Braga, Hilda Alves da Mota, João Evangelista Damasceno, Manuel Rebouças de Albuquerque, Olindo Luiz do Carmo Neves, Paulo Rodrigues dos Santos, Rui Paranatinga Barata, Silvério Sirotheau Corrêa, Silvio Leopoldo de Macambira Braga e Wilmar Dias da Fonseca.

Como membros efetivos e honorários, seguem contribuindo muito: a exemplo  do atual presidente da ALAS, Renato Aurélio Carvalho Sussuarana, Nicodemos Neves Sena, Antônia Terezinha dos Santos Amorim, Francisco Edson de Sousa Oliveira, Jackson Fernando Rego Matos, Sidney Augusto Canto, Celson Pantoja Lima, Anselmo Alencar Colares, Maria do Socorro Carvalho Lima, Milton José Rego Corrêa, Edivaldo da Silva Bernardo, Eduardo Maurício da Silva Fonseca, Manoel Ednaldo Rodrigues, Oti Silva Santos, Neucivaldo dos Santos Moreira, Odenildo Queiroz de Sousa e Vicente José Malheiros da Fonseca, além do poeta José de Alencar Godinho Guimarães e do escritor José Ronaldo Dias Campos.

São escritores e poetas que, com suas obras, constroem pontes entre o passado e o futuro, entre a oralidade ribeirinha e a escrita acadêmica, entre o regional e o universal. Suas palavras são testemunhos da vida amazônica - de suas lutas, belezas e esperanças.

A palavra como semente de futuro - Celebrar o Dia Mundial do Escritor é reafirmar o poder transformador da palavra. Escrever, na Amazônia, é plantar sementes em terreno fértil de histórias, afetos e resistências.

O escritor é, afinal, o guardião da memória e o jardineiro do futuro, aquele que, com tinta e sonho, inquietações e olhar crítico, ajuda o mundo a não esquecer de si mesmo.

Porque, enquanto houver quem escreva, a esperança continuará tendo voz.

Texto: Jornalista Ednaldo Rodrigues – DRT-PA: 2281. É sócio efetivo da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS).

Leia: https://www.facebook.com/share/p/19s3H3PSUz/

domingo, 12 de outubro de 2025

Círio de Nazaré, Festa Religiosa de Fé

 12/10 - Círio de Nazaré


Homenagem à Nossa Senhora de Nazaré


O soneto “Prova Infalível”, um dos mais famosos do mundo, traduzido para dezenas de línguas e inúmeros dialetos, superando Machado de Assis e Olavo Bilac, dentre outros imortais, é da lavra do saudoso Pe. Manuel Rebouças Albuquerque, meu padrinho, que muito fez pela cultura santarena.


Prova infalível


Quando eu soltar meu último suspiro;

quando o meu corpo se tornar gelado,

e o meu olhar se apresentar vidrado,

e quiserdes saber se inda respiro,


eis o melhor processo que eu sugiro:

— Não coloqueis o espelho decantado

em frente ao meu nariz, mesmo encostado,

porque não falha a prova que eu prefiro:


— Fazei assim: — Por cima do meu peito.

do lado esquerdo, colocai a mão.

e procedei, seguros, deste jeito:


— Gritai “MARIA!” ao pé do meu ouvido,

e se não palpitar meu coração,

então é certo que eu terei morrido!

sábado, 11 de outubro de 2025

Saudade da velha Ordem

 A OAB, lá pelo andar de cima, parece ter se encantado com o som da própria retórica, ofuscada pelas luzes do poder. Tenho saudade dos velhos tempos, quando a palavra vinha depois do exemplo e o prestígio da Ordem se media pela coragem dos atos, não pelo brilho das solenidades

sábado, 4 de outubro de 2025

A verdadeira riqueza

A felicidade não está no muito que se persegue, mas no necessário que se apresenta e nos basta para uma vida digna. Um cadinho, de vez em quando, faz bem — e já me satisfaz.

Enquanto muitos se lançam na busca de grandes conquistas, de riqueza e de fortuna, descubro que o essencial — o verdadeiro — cabe no pequeno espaço da convivência fraterna. Tenho a família, poucos amigos, e neles encontro a abundância que tantos procuram no excesso.

O mundo virtual, com sua infinita vitrine, pode fascinar; mas é na intimidade do lar que reconheço a justa medida da existência humana. O diálogo saudável, os fins de semana compartilhados, repetem-se como rituais de congraçamento e contentamento.

Não se trata de isolamento. A timidez apenas me leva a preferir a companhia dos meus — e de mim mesmo — à dispersão da multidão, que tantas vezes sufoca.

Talvez esteja aí a lição: a verdadeira riqueza não se mede pela extensão dos círculos sociais, nem pelos cifrões que se acumulam, mas pela profundidade dos vínculos afetivos que nos enraízam na vida.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Tráfico de drogas nos rios da Amazônia

Artigo da lavra do Desembargador aposentado Milton Nobre, publicado na Revista ConJur.

É preciso enfrentar o tráfico de drogas em meios fluviais na Amazônia https://www.conjur.com.br/2025-out-01/e-preciso-enfrentar-o-trafico-de-drogas-em-meios-fluviais-na-amazonia/

https://www.conjur.com.br/2025-out-01/e-preciso-enfrentar-o-trafico-de-drogas-em-meios-fluviais-na-amazonia/

Clique sobre o link👆pra ler.