domingo, 6 de abril de 2014

As cidades de Ford na Amazônia: Belterra, Fordlândia e Daniel de Cravalho

Fordlândia, no municípios de Aveiro, estado do Pará. 

Aqui o empresário americano Henry Ford tentou construir uma cidade aos moldes das citys americanas durante o inicio do século passado. Tirava disso a borracha utilizada na fabricação de seus carros (Ford). Os tempos passaram, mas as marcas americanas ficaram.

Forlândia não foi completamente esquecida. Músicos e escritores já destacaram a utopia de Ford em suas obras. A cantora e compositora Kate Campbell, por exemplo, imortalizou Fordlândia e sua decadência em seu álbum de 2008 "Save the Day". Ainda nesse ano, o compositor islandês Jóhann Jóhannsson lançou um álbum intitulado Fordlândia.
Na literatura, o historiador da Universidade de Nova Iorque Greg Grandin lançou o livro "Fordlandia – A ascensão e a queda da cidade perdida na selva de Henry Ford", considerado um dos cem melhores livros publicados em 2009 pela Amazon. Além disso, um documentário sobre a cidade também foi desenvolvido pelos brasileiros Marinho Andrade e Daniel Augusto. O escritor argentino Eduardo Sguiglia lançou o livro "Fordlândia" (Editora Iluminuras, 1997), escolhido como um dos quatro melhores trabalhos de ficção pela The Washington Post (2000).


Nota do Blog: não esqueçamos Belterra, sede do município do mesmo nome, colada a Santarém, também construída por Ford,  concomitante a Fordlânia, nem de Daniel de Carvalho, que funcionou como fazenda experimental, bem confronte a cidade de Aveiro, todas três comunas à margem do formoso rio Tapajós,

Nenhum comentário:

Postar um comentário