segunda-feira, 9 de julho de 2012

Apuizeiro social


O apuizeiro é como o mau político: depois de abraçar a árvore que o hospeda, suga a seiva até secá-la, literalmente...


 
 Apuizeiro asfixiando o tucumanzeiro

O que restou do abraço fatal

*A metáfora "apuizeiro social" foi cunhada por Alberto Rangel, em sua obra "Inferno Verde".

2 comentários:

  1. Foto do Modular Notícias solicitada por blogue

    A equipe do Modular Notícias sente-se em penhor de gratidão por poder contribuir com o texto comparativo “Apuizeiro Social”, postado pelo magnânimo professor José Ronaldo Dias Campos, em seu blogue: http://joseronaldodiascampos.blogspot.com.br/, através do cedimento da foto 1, para ilustrar a tessitura textual. Com muito bom senso e numa comparação metafórica, o conceituado docente usa imagens da floresta amazônica, para refletir a realidade política atual: “O apuizeiro é como o mau político: depois de abraçar a árvore que o hospeda e sustenta, só larga a fonte quando secou, literalmente...”

    ResponderExcluir
  2. O apuizeiro, é uma planta parasita que envolve o tronco das arvores e com o passar do tempo seu abraço fatal sufoca e mata a arvore que a alimenta.
    Sufocada, exprimida pelo apuizeiro formidável, a pobre arvore cai, pouco a pouco, morrendo estrangulada naquele sinistro abraço.
    Essas raízes entrelaçadas são o que restou de um abraço fatal no qual o apuizeiromatou seu hospedeiro que por sua vez já se decompôs.

    ResponderExcluir