sábado, 28 de abril de 2012

Arquivos forenses


Os arquivos forenses são fontes inesgotáveis de informações e dados históricos pouco explorados pelo pesquisador. Documentos inestimáveis devem apodrecer nos porões do judiciário pela inexorável ação do tempo, sem o devido cuidado, por este Brasil afora.

Nos arquivos judiciais - como o da Comarca de Santarém - devem existir inúmeros conflitos (dramas sociais) com referências históricas relevantes mofando em estantes bolorentas de depósitos inadequados clamando pela intervenção de abnegados para a sua preservação.

 Muita coisa certamente já se perdeu, foi extraviada, consumida pelas traças ou deteriorada pelo curso do tempo, em razão da inação do poder público, com prejuízos incalculáveis à história da nação.

Assim, na ausência dos operadores do direito, bem que a academia santarena poderia voltar sua atenção para esse importantíssimo acervo que documenta com fidelidade a vida social desta cidade.

2 comentários:

  1. O zelo pelos arquivos forenses, bem colocado pelo prof.Jose Ronaldo, preservam o Judiciário e a sociedade. No bojo desses documentos estão informações sociais, culturais, jurídicas e históricas, que podem servir para melhorar as decisões futuras.

    ResponderExcluir
  2. Os arquivos forenses registram a história de um povo, que não pode ser esquecida, motivo da inquietação registrada pelo blog

    ResponderExcluir