sábado, 31 de março de 2012

Instalado o IHGTap


Numa solenidade simples na Câmara Municipal de Santarém, foi instalado nesta sexta-feira, 23/03, o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap). No início da solenidade, o jornalista João Georgios Ninos (Jota Ninos) fez um breve resumo dos passos dados para a formação do IHGTap, informando que como já existiu o Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico de Santarém (IHGES) criado em 1870 e que depois de algum tempo deixou de funcionar, os membros resolveram restituir aquele instituto e transformá-lo numa entidade regional, abrangendo todos os municípios da região oeste do Pará.
Foi lida a proposta de estatuto da nova entidade, preparada por uma comissão formada pelo historiador Paulo Lima, advogado José Ronaldo Dias Campos e geógrafo Daniel Lima Fernandes, sendo aprovada por unanimidade pelos membros presentes. O estatuto também contemplou o nome do patrono da instituição, o escritor e memorialista Paulo Rodrigues dos Santos, autor da obra “Tupaiulândia”, maior referência histórica da região.
A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, foi diplomada como presidente de honra do IHGTap e em seu discurso disse que faria o que fosse possível para apoiar a entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário