sexta-feira, 20 de junho de 2014

Do Grupo Escolar Barão de Santarém só restou lembrança

Neste terreno funcionava o grupo escolar Barão de Santarém, né Zé (José Ronaldo Campos), a nossa escola. Gostaria de saber qual a finalidade de terem dividido o terreno e cederem somente a metade para a Cosampa??? Estamos de olho!!! (4 fotos)
José Ronaldo Dias Campos. Verdade, Maisa Mendonça. Nosso Colégio querido que o Estado sepultou!

Foto de Maisa Mendonça.Recordar é viver de novo

por José Ronaldo Dias Campos (*)


Transitando pela avenida Mendonça Furtado, por trás do Colégio Dom Amando, local em que curti minha infância e adolescência, ao me aproximar da Praça Três Poderes, esquina com a rua Madre Imaculada, deparei-me com um terreno baldio, apenas murado, onde se situava, ao lado de uma frondosa seringueira, o saudoso Grupo Escolar Barão de Santarém, administrado pelo Estado.

Reconhecido pela humildade de suas instalações e pela inconteste competência do seu quadro docente, o “grupinho”, como era carinhosamente chamado, abrigava turmas até o 4º ano primário, funcionando nos períodos matutino e vespertino.

Impressionava o educandário pela qualidade de suas mestras, normalistas oriundas do Colégio Santa Clara, a começar pela professora, diretora e poetisa Maria da Glória Dias Campos (minha mãe), substituída em função de sua aposentadoria pela não menos dedicada mestra Maria Luiza Ayres de Mendonça, coadjuvadas pelas experientes professoras Terezinha Sussuarana, Zuíla Coelho, Ordoênia Cohen, Oneide Wanghon, Eneida Diniz, Lelé Gonçalves (perdão pela incompletude dos nomes), entre outras que me faltam à memória.

A farda era de brim, tipo cáqui, com as iniciais EP bordadas no bolso para os homens, e saia azul plissada, com blusa branca para as mulheres, com as mesmas iniciais. A cantina era comandada pela servente Dora, que morava no próprio prédio, com sua família, auxiliada pela Estelita, que residia e ainda reside às proximidades do colégio, confronte a aludida praça, pela Mendonça.

Muita gente foi ali 'desemburrada', inclusive eu, que conclui meu curso primário nessa inesquecível fonte de saber, saindo de lá para os colégios Álvaro Adolfo da Silveira, Dom Amando, Paes de Carvalho (em Belém), até concluir o curso superior na capital, com posterior especialização e mestrado.

Do grupo hoje só restam fotografias apagadas no álbum da família, o contato esporádico com ex–alunos, como as irmãs Maysa e Lúcia Mendonça, apenas para exemplificar, além da imensa saudade daquela época.

Pena que o governo estadual não tenha preservado tão importante educandário, deixando o prédio abandonado, até ruir, soterrando parte da história de nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário