sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Prova infalível


O soneto “Prova Infalível”, um dos mais famosos do mundo, traduzido para dezenas de línguas diferentes e inúmeros dialetos, superando Machado de Assis e Olavo Bilac, dentre outros imortais, é da lavra do nosso saudoso Pe. Manuel Rebouças Albuquerque, que muito fez pela cultura santarena.


 

Prova infalível

  Quando eu soltar meu último suspiro;
quando o meu corpo se tornar gelado,
e o meu olhar se apresentar vidrado,
e quiserdes saber se inda respiro,

eis o melhor processo que eu sugiro:
— Não coloqueis o espelho decantado
em frente ao meu nariz, mesmo encostado,
porque não falha a prova que eu prefiro:

— Fazei assim: — Por cima do meu peito.
do lado esquerdo, colocai a mão.
e procedei, seguros, deste jeito:

— Gritai “MARIA!” ao pé do meu ouvido,
e se não palpitar meu coração,
então é certo que eu terei morrido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário