terça-feira, 30 de setembro de 2014

Disse a Anatel: Internet lenta nunca mais

 
Internet lenta nunca mais! Confira a Resolução n. 574, de 2011, da Anatel, que determina as velocidades mínima e média mínima mensal dos provedores de Internet: http://bit.ly/XMPzT9.

Revanchismo não!!! Diria Barbosa

Sem revanchismo

Ex-presidente da OAB diz que inscrição não deve ser negada a Joaquim Barbosa

O eventual desrespeito do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa a advogados deve ser alvo de medidas judiciais, e não motivo para a Ordem dos Advogados do Brasil negar sua inscrição como profissional. É o que diz o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Reginaldo de Castro sobre o pedido do presidente da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para que a entidade negue o registro de Barbosa. 

Rocha propôs impugnação como advogado. Para Castro, porém, “não é legitimo que a Ordem promova uma vindita porque esse ou aquele juiz desrespeitou advogados”. Ele afirma que, quando um bacharel em Direito cumpre todos os requisitos objetivos fixados no Estatuto da Advocacia, seria ilegal negar a inscrição por “antipatia” em relação a ele.

“O inconformismo com decisões judiciais deve ser objeto dos recursos previstos nas leis e regimentos. É nosso dever fundamental defender a independência da magistratura, posto que é vital ao Estado Democrático de Direito”, afirmou o ex-presidente da OAB à revista Consultor Jurídico. “No caso do ministro Joaquim Barbosa, magistrado aposentado da mais alta corte de Justiça do país, penso ser arbitrariedade recusar sua pretensão de se inscrever nos quadros da OAB.”

Ainda não há prazo para a comissão de seleção da OAB-DF analisar o pedido. Segundo a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Barbosa avalia que a entidade não negará sua inscrição, pois a medida seria “arbitrária”. Caso tenha o sinal verde para atuar na área, ele planeja apenas elaborar pareceres jurídicos, e não atuar na defesa de acusados, ainda de acordo com a coluna.
Fonte: Revista Consultor Jurídico - ConJur

Pesquisa Vox Populi indica:

  •  
  • Dilma tem 40%, Marina 24% e Aécio 18%, indica Vox Populi

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Guarda compartilhada tende a se tornar obrigatória



O Código Civil já prevê a aplicação da guarda compartilhada, mas um Projeto de Lei (PLC n. 117/2013) poderá torná-la obrigatória em casos de desacordo entre os pais. Saiba como funcionaria: http://bit.ly/1ryDNrs.

domingo, 28 de setembro de 2014

Em quem vou votar para presidente?

Em quem vou votar para presidente? - Luciano Pires

Em quem vou votar pra presidente? É hora de me posicionar com clareza, esperando que nenhuma surpresa ocorra até as eleições. Não tenho aqui a intenção de convencer ninguém, a função deste texto é exclusivamente me posicionar para que quem me lê saiba qual lado defendo.
Tenho acompanhado atentamente cada movimento dos candidatos e esperei até assistir ao menos dois debates para ver se algo diferente surgia. Enquanto o PT não acertar um míssil em Marina, o que temos para agora é isso aí mesmo: Aécio, Dilma e Marina são os três com chances de competir. Então não custa definir. Vamos lá.
1. Vou começar pelo mais fácil: meu imperativo categórico é tirar o PT do poder, o que significa que a decisão já tomada é que, num eventual segundo turno Dilma e mais um, meu voto será do mais um, não importa quem seja.
- Luciano, mas que obsessão é essa contra o PT?
Bem, tomei contato com o DNA do PT em 1979, antes do partido nascer. Naquela época eu estava no movimento estudantil em São Paulo, participando de passeatas pela volta do irmão do Henfil, pela anistia ampla, geral e irrestrita. Participei de algumas “plenárias” com presença de representantes de sindicatos, inclusive dos metalúrgicos. Minha antipatia nasceu quando percebi que a tal “política sindical” resumia-se a uma frase:
- Ah, não concorda com nossos argumentos? Não tem problema, vamos quebrar seu braço.
Ali percebi a truculência, o vale tudo, o “tudo bem se me convém” do DNA sindical do PT e que se revelou na plenitude (embora exista quem não consiga enxergar) assim que o partido assumiu o poder. Para encurtar, empresto umas palavras de uma eminente representante da inteligência petista para explicitar minha posição com relação ao PT:
Porque sou contra o PT? Não é só por razões teóricas e políticas. É porque eu odeio o PT. O PT é o atraso de vida, o PT é a estupidez. É o que tem de reacionário, conservador, ignorante, petulante, terrorista. O PT é uma abominação política, porque ele é fascista. Ele é uma abominação ética porque ele é violento. E ele é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim.
Faltaram uns atributos como mentiroso, dissimulado, etc, mas o desabafo da dona Marilena tá de bom tamanho.
Portanto, para o bem do Brasil, fora PT!
2. Quando Eduardo Campos estava no jogo, em alguns momentos cheguei a pensar num voto simbólico no primeiro turno para dar peso ao candidato que eu sabia que não iria para o segundo turno. Os outros? Luciana Genro escapou do Jurassic Park, o Eduardo do PV parece o Suplicy com um parafuso a mais. Solto. O Levi.. bem, quero saber que tinta ele usa no bigode. E cheguei a ficar curioso com o pastor até ele dizer “seje” e “estrupa”.
E aí caiu o avião.
3. Vamos então ver Aécio. Infelizmente o PSDB, com sua social democracia esculhambada, é um partido de esquerda (já expliquei isso anteriormente), curiosamente com uma profunda dificuldade de falar ao povo, repleto de inimigos internos que se fingem de amigos, preocupado em parecer certinho, bonitinho, bonzinho, e certamente com rabo preso em maracutaias como todos os outros partidos. Não tem santos. Só essa pode ser a explicação para sua frouxidão ao não botar a boca no trombone cumprindo o papel de oposição que deveria ter aprendido com o PT. É um ajuntamento político e, analisando seu comportamento eleitoral, posso recitar sem medo uma frase que adoro: “Ninguém é tão burro quanto a soma de todos nós.”
Os tucanos são péssimos em comunicação, o que seria resolvido se contratassem o marqueteiro do PT para aprender a explicar para o povo o que fizeram e o que ainda precisa ser feito.
O que me mantém na direção do PSDB com Aécio (como seria se fosse Serra, Alckmin ou qualquer outro medalhão do partido) é que, diferente do PT, eles têm gente inteligente e competente do ponto de vista da gestão, inclusive alguns dos responsáveis pelo Plano Real, gente que sabe diagnosticar os problemas e que conhece as soluções. Não têm a mente emburrecida por ideologias jurássicas e não tratam corruptos como heróis. O PSDB não faz parte do Foro de São Paulo e, quando tenta me tratar como idiota, parece idiota. E o Aécio, quando mente, ao menos fica vermelho...
Minha preocupação: se Aécio ganhar o PT incendeia o Brasil no dia seguinte. Teremos pelo menos 4 anos de conflitos sociais sérios (se não acabar antes... o PT já esteve na linha de frente que “impichou” um) . E o bicho vai pegar na tentativa de criar uma situação caótica que só será superada com a chegada do Redentor em 2018. A perspectiva é apavorante, custará caro, mas – aproveitando a estréia de Hércules nos cinemas - quanto mais demorar para enfrentar a Hidra, mais forte ela fica.
Pensando progressivamente com uma "política de redução de danos", concluo que o PSDB, trará menos mal ao Brasil que a permanência do PT.
Mas... e Marina?
4. Bem, Marina tem um vício de origem: também vem de política sindical. É membro fundadora do PT, participou durante anos do governo que agora ataca, está usando um partido para se eleger e o cuspirá fora na primeira oportunidade, tem afinidades superficiais com seus companheiros de campanha, tem uma conversa difícil de entender e repleta de chavões progressistas de quem acha que sabe o sentido da vida. (hoje no debate ela usou até o "ponto futuro" do saudoso Cláudio Coutinho. Não sabe o que é? Google). Não gosto dessa coisa messiânica ungida pelos deuses, da postura carola, do papo de povos da floresta. É autoritária, o que até poderia ser um atributo bom se o tal progressismo não fosse sua bíblia. É, em suma, uma representante da velha política com xale novo, só isso. E tem uma estrelinha vermelha no coração. Temo que ela corra para o abraço à primeira lágrima de crocodilo do Redentor.
Apesar do palavrório ininteligível, talvez por causa da postura messiânica, da origem humilde que a equipara a Lula e da figura frágil de santa penitente, tem grande empatia popular e fala coisas que o povo quer ouvir. Mas como quer ouvir, se não entende? Bem, sabe quando você vai à igreja ou templo e o padre ou pastor lê aquelas longas passagens bíblicas, absolutamente ininteligíveis, e o povo permanece contrito e respeitoso? Pois é. Muita gente não precisa compreender pra imaginar que tem algo de santo sendo dito lá. Assim é Marina.
Ela tem na equipe os Capilés da vida, gente perigosíssima, mas tem gente muito boa também, alguns até admiráveis, o que aumenta minha desconfiança de que é questão de tempo para que pulem fora do barco quando perceberem que seu pragmatismo será triturado pelo pragmatismo da Rede. Já vimos isso acontecer com o PT.
Enfim, Marina não convence. Meu voto só será dela por conta de meu imperativo categórico: tirar o PT do poder.
Resumindo:
Voto em Aécio no primeiro turno.
Dando Aécio e Dilma no segundo, voto Aécio.
Dando Aécio e Marina no segundo, voto Aécio.
Dando Dilma e Marina no segundo, voto Marina.
E que Deus tenha pena do Brasil

Dano moral presumido dispensa provas


Uma pessoa que tem seu nome sujo, ou seja, inserido em cadastros de inadimplência, terá restrições financeiras. Os nomes podem ficar inscritos nos cadastros por um período máximo de cinco anos, desde que a pessoa não deixe de pagar outras dívidas no período. http://bit.ly/XO7xV9

Involui quem pensa em crescimento destruindo a natureza

Todo insensível empreendimento que ameace destruir a natureza em seu entorno, destacadamente o que possa alterar ou modificar o ecossistema, deve ser condenado, por irracional.

O homem na natureza, com a natureza, deve ser um princípio fundamental a iluminar e imantar qualquer processo desenvolvimentista, sob pena de involução. 

Vera paz, Rocha Negra, Mapiri, Maicá, Maracangalha, Alter do Chão, Juá, dentre outras belezas naturais ameaçadas pela ganância humana e descaso dos governantes clamam pela atenção e cuidado do povo e do Estado!!!

Depois... será tarde, só restará lembrança, como a da belíssima praia da Vera Paz, onde está a Cargill!
Da bela praia, ao lado da multinacional Cargill, só restou fotografia e lembrança

br_Santarem terminal in Brazil_b
José Ronaldo Dias Campos, subscritor do blog.

Jatene ou Helder? Pesquisas contraditórias no Pará

Sem perdedor
Só rezando à Virgem de Nazaré pra ver se ela entende as manchetes dos principais jornais do Pará neste domingo, uma semana antes das eleições para governador. Pelas "pesquisas", não há perdedor... A primeira manchete é do Liberal, a segunda do Diário do Pará

— com José Ronaldo Dias Campos.

Foto de Manuel Dutra.
Foto de Manuel Dutra.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Procure conhecer o seu candidato antes de votar

Justiça libera Buriti para reiniciar loteamento


 
A empresa Sisa Salvação agiu na estrita observância da lei, por isso não cabe a acusação contra ela de dano ambiental e, assim sendo, pode reiniciar as obras de loteamento do residencial “Cidade Jardim”, na margem direita da rodovia Fernando Guilhon, em Santarém.

Em síntese, é essa a decisão do juiz Rafael Grehs, lavrada ontem (23), sobre o caso Buriti, nos autos da ação civil pública ajuizada pelo MP (Ministério Público) do Pará em Santarém. Mais detalhes, neste link: http://zip.net/blpD50
 

Cidade de Santarém, linda como sempre

 




Carta aberta ao prefeito Alexandre Vanghon



CARTA ABERTA AO PREFEITO DE SANTARÉM DOTAPAJÓS, ALEXANDRE RAIMUNDO DE VASCONCELOS WANGHON


Caro Alexandre,


Em nome de nossa antiga amizade, permita-me tratá-lo assim, de maneira informal, sem os salamaleques da liturgia do cargo que você hoje ocupa. Por falar em tempos antigos, lembro-me bem de nosso tempo de estudantes em Belém, no final da década de 70 e nos primeiros anos da década de 80, quando já você já externava sua determinação de abraçar a carreira política e o sonho de vir a tornar-se prefeito de nossa cidade. Feliz do homem que sonha e persegue seus sonhos, até realizá-los. Você está realizando os seus!


Após essas reminiscências, permita-me entrar no assunto que me levou a escrever essa carta aberta, maneira que achei, talvez a mais fácil, de fazer chegar até você uma preocupação, que é minha e parece ser também a de muitos dos munícipes cuja vontade fez de você o prefeito de nossa cidade. Voltei a pouco de um passeio ao Lago do Maicá, na companhia de amigos que não conheciam aquele local e que demonstraram a vontade de ir lá conhecê-lo e fotografar suas paisagens naturais e os animais que lá vivem. Apesar de já mostrar algumas marcas da interferência do homem, O Lago do Maicá, como é de seu conhecimento, é um santuário ecológico, local de criadouro de uma infinidade incalculável de aves, peixes e outros animais, os quais pudemos ver em profusão, no referido passeio.


Causou-nos enorme preocupação, no entanto, saber que a Prefeitura Municipal de Santarém, sob sua gestão, pretende instalar ali, ou em seu entorno, algumas empresas exportadoras de grãos, destinados ao comércio exterior, para o que já estariam sendo realizados estudos, visando estimar os futuros impactos que essa atividade traria para aquela área. Por melhores, mais adequados e mais conclusivos que sejam esses estudos; por mais espetaculares que sejam as medidas mitigadoras dos impactos que certamente virão dessa intervenção no ecossistema do Lago do Maicá, caro Alexandre, nada impedirá que aquele paraíso seja inapelavelmente ameaçado.


Tenho absoluta certeza que há outras áreas no município de Santarém mais adequadas para a instalação de portos graneleiros, como os que você se empenha em atrair para a cidade. Um olhar mais atento para região abaixo do Maicá, banhada pelo Rio Amazonas, mostrará locais com calado suficiente para o recebimento de navios de grande porte, sem a necessidade de uma intervenção tão radical quanto aquela que se prevê para o Maicá. Antevejo uma outra vantagem considerável para o bem estar de nossa cidade, com a construção de portos fora da área urbana ou de sua periferia, como seria o caso que coloco à sua avaliação. As enormes carretas que trazem grãos de outros estados, como hoje, não precisariam adentrar a área urbana de Santarém, o que significaria a diminuição de uma gama enorme de dificuldades e empecilhos que esse tráfego provoca.


Que nossos netos possam mais tarde lembrar-se do Maicá com a mesma nostalgia que o Beto Paixão canta, mas com a certeza de que ele ainda estará lá, para o deleite das futuras gerações. Não permita que o Lago do Maicá, a exemplo da Itabira do poeta Carlos Drummond de Andrade e da Vera Paz, de nossos tempos de meninos, seja apenas um retrato na parede. Porque isso dói!! E como dói!! Para encerrar essa carta-aberta, que espero que você não veja como impertinência de minha parte, recordo uma poesia musicada, de autoria de nosso amigo comum, Beto Paixão, onde ele faz referência às saudades de seu tempo de infância, vividos à beira do Lago do Maicá.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Foto panorâmica de Santarém - Pará - Amazônia - Brasil

Sábias palavras de Mahatma Gandhi


Honestidade a toda prova

Fonte: O Liberal Jornal compartilhou um link.
O vigilante Waldinei da Silva Lima, que presta serviço para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), encontrou uma pasta de cor preta contendo R$ 12 mil e entregou ao dono.

Meliantes fazem 8 vítimas em menos de uma hora

Dois jovens, de 18 e 25 anos, suspeitos de cometer vários assaltos, foram presos por volta de 1h desta terça-feira (23), no bairro Amparo, em Santarém, oeste do Pará. Segundo a polícia, em menos de uma hora, oito pessoas foram vítimas da dupla. Com eles, foram encontrados oito aparelhos celulares, duas armas de brinquedo e a motocicleta utilizada nos crimes.
http://ow.ly/BQcSP
Foto: Dois jovens, de 18 e 25 anos, suspeitos de cometer vários assaltos, foram presos por volta de 1h desta terça-feira (23), no bairro Amparo, em Santarém, oeste do Pará. Segundo a polícia, em menos de uma hora, oito pessoas foram vítimas da dupla. Com eles, foram encontrados oito aparelhos celulares, duas armas de brinquedo e a motocicleta utilizada nos crimes.
http://ow.ly/BQcSP

domingo, 21 de setembro de 2014

Canoístas desceram os rios Tapajós e Arapiuns

Canoístas de várias cidades do Brasil, divididos em dois grupos, concluíram nesta sexta-feira as descidas dos rios Tapajós e Arapiuns. A aventura, que durou oito dias, encerrou no encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, confronte a Santarém. Foto: Pedro e Alice Kohler.

CurtirCurtir · · Compartilhar